HGI exibe documentário sobre psiquiatra Nise da Silveira em Semana de Humanização e consciência de transtornos mentais

HGI exibe documentário sobre psiquiatra Nise da Silveira em Semana de Humanização e consciência de transtornos mentais

(30/6/2021) – O Hospital Geral de Ipixuna do Pará (PA) promoveu de 7 a 11 de junho o”Cine Pipoca HGI’, ação de Humanização que exibiu em sessão interna o filme ‘Nise – O Coração da Loucura’, docudrama que mostra a atuação da psiquiatra brasileira Nise da Silveira (1905-1999). O filme engloba um curto período de tempo no início da década de 1940, quando Nise retoma o trabalho no Hospital Psiquiátrico Pedro II, localizado no bairro Engenho de Dentro, no subúrbio do Rio de Janeiro.

A atividade, parte da |Semana de Humanização da unidade, teve o objetivo de humanizar ainAda mais o atendimento aos usuários, por meio da mensagem lúdica do filme,, quando a médica, contrária aos tratamentos convencionais de esquizofrenia da época, foi profissionalmente isolada pelos colegas de profissão. Ao assumir o setor de Terapia Ocupacional, inicia uma nova forma de lidar com os pacientes.

Participaram do evento 114 profissionais das áreas Administrativa e Assistencial. A ação foi coordenada pelos profissionais Antônio Gomes (coordenador Assistencial); Ivonildo Santos (coordenador de Logística); Ingrid Gonzaga (supervisora Administrativa); Lucas Santos (auxiliar Administrativo Financeiro), Peter Paulo (agente de Portaria); e Matilde Pinheiro (nutricionista).