HGT: alunos de Escola Técnica são engajados em revitalização do projeto de Hortoterapia

O Hospital Geral de Tailândia (PA) recebeu, na última semana, alunos da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA), visando aprimoramento escolar e do projeto de Hortoterapia da unidade. Alunos do curso de Especialização em Agronegócio, puderam visitar o local e conhecer as técnicas de plantio desenvolvidas pelo HGT.

Os estudantes puderam auxiliar no preparo e adubagem da terra dos canteiros; e noo plantio de sementes de leguminosas e verduras. O hospital concedeu um certificado para os estudantes, como confirmação da prática educativa, em ação coordenada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).

Histórico

Inaugurado em 2019, o espaço é uma estratégia terapêutica para usuários em condições de sair à beira do leito para o contato com a natureza, como forma de contribuir à saúde mental do ser humano, principalmente, para aqueles que estão internados no HGT. Na Hortoterapia, de acordo com o quadro clínico do usuário, a ideia é cuidar das plantas ou apenas contemplar a natureza.

Por meio de um espaço suspenso haverá o cultivo de hortifrutigrangeiro visando ao consumo de alimentos para colaboradores, usuários e acompanhantes.

“Além de contribuir com a biodiversidade, com as questões climáticas e o abastecimento de hortifrutigrangeiro para a alimentação no hospital, o objetivo da Hortoterapia é proporcionar a terapêutica do paciente no ponto de vista fisiológico de questões lúdicas da terapia mental”, pontuou Cristian Tassi, diretor Executivo da unidade hospitalar.

Estrutura

O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.

(Com informações da Ass. de Comunicação do HGT).