HGT antecipa Novembro Azul e agenda 120 exames de PSA

O Hospital Geral de Tailândia (PA) antecipou ações da campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer da próstata, e promove nos dias 28 e 29 agendamentos de 120 exames de Antígeno Prostático Específico (PSA). A ação tem como público alvo, homens a partir dos 45 anos. O agendamento é realizado na sala do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), de 8h às 11h, e de 14h às 17h. Os interessados devem apresentar  cartão SUS e documento de identidade original e assinado.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca),  no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Ele é  considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. 

O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

A estimativa do Inca, no ano de 2020, era de 68.840 novos casos, correspondendo a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino. O número de mortes foi estimado em 5.983, no ano de 2019, de acordo com dados do Atlas de Mortalidade por Câncer.

Estrutura – Com 51 leitos, o HGT dispõe de assistência de média complexidade garantida por uma equipe multidisciplinar que oferece as especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia/Traumatologia, Radiologia, Anestesiologia e Cardiologia.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HGT).