O Hospital Geral de Tailândia (PA), 51 leitos, implementou o ‘Teste do Coraçãozinho’ em sua rotina de atendimento a recém-nascidos. Objetivo é aprimorar a qualidade e segurança neonatal, reforçando o compromisso com detecção precoce de possíveis problemas cardíacos congênitos nos bebês nascidos no hospital.
O teste, também conhecido como oximetria de pulso, é uma ferramenta não invasiva, que permite a avaliação da saturação de oxigênio no sangue do bebê, fundamental para avaliar muitas cardiopatias congênitas que podem passar despercebidas.
“O exame é simples, mas crucial e fundamental para tratamento adequado”, explica o pediatra Bruno Fernandes. O diretor técnico do HGT, Marcello Ferreira, por sua vez, explica que graças ao gerenciamento racional dos recursos pela diretoria financeira do HGT, “hoje temos a disposição um aparelho moderno e portátil, que oportuniza salvar mais vidas e prestar adequada assistência aos nossos recém-nascidos”, explicou o gestor.
HGT conduz partos tanto de mulheres de Tailândia quanto das cidades que fazem parte da região de Integração do Tocantins. No ano de 2022, a unidade hospitalar registrou mais de 1.400 nascimentos.
(Com informações da Ass. de Comunicação do HGT).