O Hospital Geral de Tailândia (PA) se destaca por um atendimento integral e humanizado às crianças internadas na unidade, com objetivo de ajudar na recuperação dos pacientes infantis. De janeiro de 2022 a agosto de 2023, a unidade hospitalar prestou mais de 2.850 atendimentos pediátricos, incluindo internações e consultas ambulatoriais da cidade e região de Integração do Tocantins.
Entre essas ações, por exemplo, está uma Brinquedoteca, espaço lúdico, durante o período de internação, uma determinação legal em hospitais pediátricos. Além disso, grupos de voluntários visitam o hospital semanalmente, com fantasias e brincadeiras.
“É um local especialmente projetado para oferecer um ambiente seguro e estimulante, onde as crianças podem se divertir, brincar e expressar suas emoções livremente”, explica a pedagoga Elizabett Gomes. O espaço é equipado com brinquedos, jogos, livros e material de colorir. A psicóloga Izabel Alves explica que brincar é uma atividade terapêutica que auxilia na expressão de sentimentos, na socialização com outros pacientes e no enfrentamento dos desafios que a internação pode trazer. “Isso ajuda a lidar com suas emoções, mas também nos permite compreender melhor suas necessidades e preocupações”.
Estrutura – O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
(Com informações da Ass. de Comunicação do HGT).