HGT promove ação educativa sobre cuidados renais

O Hospital Geral de Tailândia (PA) realizou em 14 de março (Dia Mundial do Rim) atividade de educação em saúde para usuários, acompanhantes e funcionários. Com o tema ‘Saúde dos Rins (e Exame de Creatinina) Para Todos’, os profissionais explicaram a importância de exames que avaliam a função e performance dos rins, permitindo que seja detectada desde infecção a insuficiência renal ainda nos estágios iniciais.

A programação incluiu entrega de panfletos informativos, orientações, esclarecimento de dúvidas e atividades lúdicas, mobilizando vários profissionais do HGT, incluindo membros do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), que confeccionaram um sistema urinário móvel para demonstrar aos pacientes, de maneira interativa, a funcionalidade dos rins.

A equipe de nutrição também abordou a importância da nutrição na saúde renal, tanto para pacientes que já apresentam problemas quanto para quem deseja prevenir problemas nos rins.

Desde 13 de setembro de 2022, o HGT realiza sessões de hemodiálise em pacientes em Urgência Dialítica e Insuficiência Renal Agudo (IRA), na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Somente em 2023, foram realizadas 330 sessões de hemodiálise, e somente nos dois primeiros meses deste ano, 86 sessões.