HGT promove campanha sobre consumo saudável de alimentos e como reduzir ingestão de sódio e açúcar branco

O Hospital Geral de Tailândia (PA), administrado pelo INDSH, realiza, desde o início desse mês, uma campanha de conscientização, entre pacientes e acompanhantes, sobre a importância de reduzir a ingestão de sódio e açúcar, com palestras diárias e distribuição de material educativo. As palestras são ministradas pela responsável técnica pelo Serviço de Nutrição de Dietética (SND), Aline Fiorese. “Às vezes essas informações não estão colocadas de forma clara ao consumidor mais desavisado, que acaba adquirindo alimentos com alto teor desses itens”, alertou.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade máxima de consumo de sal por pessoa não deve ultrapassar 5g por dia, o que corresponde a uma colher de chá. No entanto, o brasileiro ingere em média 12g por dia, mais de o dobro. “Para diminuir esse alto consumo, que coloca em risco a saúde das pessoas com hipertensão, devemos ficar atentos também ao sal ‘escondido’ nos alimentos industrializados”.

De acordo com  a nutricionista do HGT, o sal de cozinha é o alimento que mais contém sódio, cerca de 40%. Além dele, os macarrões instantâneos, a carne seca e o bacalhau são outros vilões. Mas a lista não se encerra ai: pães, biscoitos ou mesmo bebidas como leite, refrigerantes, energéticos e água mineral, fazem parte dessa listagem.

Açúcar – Apontado como outro ‘vilão’ na lista de produtos industrializados, o açúcar branco, por exemplo, pode acarretar em cáries, obesidade, diabetes, colesterol alto, gordura no fígado, câncer, gastrite e outras doenças não transmissíveis.

Assim como o sal, a OMS sugere o consumo diário de açúcar em até 25g em uma dieta de 2 mil calorias, o que equivale a seis colheres de café. Para isso, se faz necessário controlar a quantidade do consumo desse produto, tirar do cardápio alimentos industrializados, doces ou salgados, uma vez que o açúcar também está presente em preparações salgadas.

Gordura – Aline aponta, ainda, os principais problemas de saúde com o consumo excessivo de gordura: doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial, desenvolvimento de câncer, redução do crescimento, má absorção de nutrientes, diminuição da fertilidade, entre outros. O consumo diário em menos de 2,2g.

Serviço: Com 52 leitos, o Hospital Geral de Tailândia fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Por Vera Rojas