O Hospital Geral de Tailândia (PA) promoveu em 5 e 6 de maio capacitação sobre o vírus Mpox, coordenada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). A atividade contou com apoio da equipe médica clínica da unidade e foi direcionada a todos os profissionais da instituição.
O treinamento abordou aspectos como o manejo clínico da Mpox, protocolos de identificação e notificação de casos suspeitos, medidas de biossegurança, estratégias de prevenção e controle da infecção no ambiente hospitalar.
Também foi apresentado o novo fluxo de atendimento para pacientes com suspeita ou confirmação da infecção, com o objetivo de padronizar os procedimentos e garantir uma resposta eficaz por parte das equipes assistenciais.
A doença viral mpox, anteriormente conhecida como monkeypox ou varíola dos macacos, voltou a chamar a atenção do mundo. Em 14 agosto de 2024, a Organização Mundial da Saúde declarou que o atual que o surto de mpox na África é uma emergência de saúde global. Ao todo, foram notificados 2.052 casos da doença no Brasil em 2024; até fevereiro de 2025, o país registrou 115 pessoas infectadas pelo vírus.
(Com informações da Ass. de Comunicação do HGT / site Alta Diagnósticos).
