HGT promove oficina culinária para usuários, acompanhantes e equipe

Um total de 50 pessoas, entre empregados da unidade, usuários e acompanhantes, participaram de 27 a 31 de agosto da Oficina Culinária, em alusão ao Dia do Nutricionista (31/8), com apoio da empresa Nestlé Health Science. A ação foi organizada pelas nutricionistas Patrícia Manfredi e Katrinne Mayanne, com apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP). A oficina mostrou importância da higienização, desinfecção de alimentos e aproveitamento de cascas, sementes e polpas. Os participantes ainda puderam provar uma panqueca verde.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Patrícia Manfredi, a oficina iniciou com uma dinâmica de apresentação e incentivo à higienização das mãos com orientações nutricionais sobre a importância da desinfecção dos hortifrutis com o hipoclorito de sódio. Aos participantes foi repassado informações sobre os benefícios de cada receita, entre elas, sobre Cookies de Banana Fit, com aprendizado de aproveitamento integral da melancia como a casca, semente e polpa, que além de alimentar o maior número de pessoas, mas também reduzir as deficiências nutricionais que possam existir, uma vez que boa parte dos alimentos desperdiçados, contém nutrientes com alto valor nutricional.

Houve ainda uma oficina culinária voltada aos colaboradores do SND com receitas e suplementos orais. “Dependendo da formulação do suplemento, ele enriquece a receita com importantes nutrientes, além de não perder a sua função quando é incorporado no preparo culinário. As receitas foram servidas aos usuários internados”, comentou a nutricionista.
Houve ainda oferta de refeição diferenciada (panqueca verde) juntamente com informações nutricionais a respeito da preparação servida aos usuários e acompanhantes. “A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é o campo do conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA)”, comentou Manfredi.

(Com informações das Assessoria de Imprensa do HGT).