HGT realiza Feira de Curativos e Feridas para acelerar o processo de cura

O Hospital Geral de Tailândia (PA) promoveu nos dias 12 e 13 a 1ª Feira de Curativos e Feridas, com o intuito de prevenir o surgimento de Lesões por Pressão (LPP) ou úlceras por pressão em pacientes de longo tempo de internação e acelerar o processo de cura.

A ação de educação em saúde, organizada pela Comissão de Curativos, ocorreu na área comum do HGT, e contou com a exposição de material utilizado para o tratamento de feridas, como luvas, ataduras, sondas, macas e peças anatômicas.

A feira contou também com a participação de profissionais do Serviço de Nutrição Dietética (SND), importantes aliados na recuperação do quadro de saúde dos pacientes. De acordo com a nutricionista e coordenadora do SND, Patrícia Manfredi, a hidratação é fundamental para a cicatrização de feridas. Outra alida na recuperação é a fisioterapia, coordenada pelo Fernanda Cordeiro. “Se o usuário for diabético e tiver uma ferida no pé, iremos trabalhar um treino de marcha, de angulação, para melhorar o fluxo sanguíneo”, detalhou a profissional.

Segundo a gerente assistencial Ane Francy, o treinamento foi elaborado com base no protocolo de Segurança do Paciente. “Esse protocolo é muito importante, pois capacitamos 100% dos nossos colaboradores assistenciais para que o atendimento prestado por eles seja de excelência”, explica. “A dinâmica envolveu também os acompanhantes, para que eles possam dar seguimento ao usuário após sua alta clínica”, concluiu Ane.

Capacitação

Somente em 2021, a equipe multiprofissional do HGT participou de 2.330 treinamentos, média de 85 horas de educação continuada. A média de estudo segue nos dois primeiros meses de 2022, com 73 cursos de capacitação internos com um total de 4.721 horas e 30 minutos. As ações de educação em saúde são conduzidas pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP).

(Com informações da Assessoria de Comunicação do HGT).