HGT recebe onze aparelhos de hemodiálise, aumenta leitos de UTI e amplia centro para pacientes renais

O Hospital Geral de Tailândia (PA) recebeu onze novos aparelhos de hemodiálise, entregues pelo governo do Pará. Os equipamentos fazem parte do projeto de expansão do HGT, que inclui mais 10 leitos de UTI para neonatal e adultos, além de um novo Centro de Hemodiálise com 20 cadeiras, que atenderá usuários de Tailândia e dos municípios que integram a região de Integração do Tocantins. A unidade possui 51 leitos clínicos e nove em unidade intensiva.

A unidade foi equipada, recentemente, com 10 novas incubadoras para cuidado neonatal e 10 oxímetros de nova geração. Além disso, um novo equipamento de mesa cirúrgica foi recebido e uma moderna autoclave foi montada e instalada na Central de Material e Esterilização (CME), entregues pelo governo estadual. Juntos, esses aprimoramentos fortalecem o cuidado neonatal, cirúrgico e de esterilização na instituição.

Desde setembro de 2022, o HGT realiza sessões de hemodiálise em pacientes em Urgência Dialítica e Insuficiência Renal Agudo (IRA), na UCI. Somente em 2023, foram realizadas 330 sessões de hemodiálise e, somente no primeiro trimestre de 2024, cerca de 135 sessões.

“É um avanço essencial para assegurar que nossos usuários atendidos tenham ainda mais acesso aos cuidados de saúde necessários”, destacou o diretor executivo Cristian Tassi.

“A chegada dos novos aparelhos de hemodiálise ao Hospital Geral de Tailândia marca um avanço significativo na qualidade do tratamento oferecido aos pacientes renais crônicos da região”, informa Ivete Vaz, secretária da Saúde do Pará. “Esses equipamentos vão impulsionar nossa capacidade de atendimento e reforçar o compromisso do Estado com a saúde pública”.

(Com informações da Ass. de Comunicação do HGT).