HGT registra aumento de 12,30% no número de cirurgias no primeiro semestre deste ano

O Hospital Geral de Tailândia (PA) registrou aumento de 12,30% nos procedimentos cirúrgicos, no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e junho de 2024, foram 1.853 cirurgias, ante 1.650 no primeiro semestre de 2023. Os procedimentos cirúrgicos mais frequentes durante o período incluíram partos cesarianos, osteossíntese, hernioplastia e colecistectomia. A unidade realiza cirurgia geral, em traumatologia e ortopedia, ginecologia e obstetrícia. Neste ano, o HGT também incorporou a cirurgia de laqueadura tubária periumbilical, um procedimento relativamente simples que pode ser realizado no pós-parto vaginal. 

O número de consultas médicas ambulatoriais também apresentou um aumento significativo, passando de 5.519 em 2023 para 5.837 em 2024. Muitas dessas consultas estão diretamente vinculadas aos procedimentos cirúrgicos, incluindo avaliações pré-operatórias e pós-operatórias essenciais para o acompanhamento e sucesso dos tratamentos.

O Centro Cirúrgico (CC) do HGT conta com três salas operatórias em funcionamento diário para atender às demandas dos nossos pacientes. Para ampliar o volume de cirurgias, foram implementadas diversas ações, incluindo a atualização dos exames dos pacientes na lista de cirurgias eletivas e o aumento no número de agendamentos para essas cirurgias, considerando o absenteísmo.

Houve ainda o aprimoramento do processo de confirmação de internação dos pacientes com a equipe de atendimento e, quando há impossibilidade relatada pelo paciente, a equipe entra em contato com o próximo da lista para garantir a continuidade dos procedimentos.

Pertencente ao 6º Centro Regional de Saúde (CRS), o HGT presta serviços à microrregião de Tomé-Açu, no nordeste paraense, incluindo as cidades de Acará, Concórdia do Pará, Moju, Tomé-Açu e Tailândia, além de outras cidades vizinhas. A unidade realiza cirurgias em especialidades como cirurgia geral, traumatologia e ortopedia, ginecologia e obstetrícia.

Depoimentos

“A expansão no número de cirurgias é resultado de uma combinação de fatores. Ele explica que, além do aumento na produção de procedimentos cirúrgicos, a realização de mutirões e a implementação de novos fluxos internos foram fundamentais para alcançar esse crescimento”. Marcelo Ferreira (Diretor Técnico do HGT).

Estrutura

O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

(Com informações da Ass. de Comunicação do HGT).