HGT une apoio espiritual e tecnologia na recuperação de pacientes internados

(16/8/21) – Reduzir o nível de estresse e aumentar a frequência de sensações positivas que melhoram o humor e fortalecem a fé e a esperança. São alguns dos objetivos do projeto de Assistência Religiosa Espiritual, adotado pela gestão do Hospital Geral de Tailândia (PA), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), que leva aos pacientes internados na Clínica Médica da unidade hospitalar palavras de fé e celebrações religiosas, por meio de equipamentos como  tabletes e notebooks.

No período de 5 a 11 deste mês, seis usuários internados foram beneficiados. Sem companhia da esposa, que está grávida, o paciente N.C.S., 32 anos, aceitou a visita virtual para ouvir uma palavra de conforto espiritual. “Eu estava precisando, me sentindo sozinho, minha esposa está grávida e não pode me acompanhar. Ainda ontem estava pensando que precisava me aproximar mais de Deus e, de repente, vocês apareceram e tudo se realizou. Obrigado!”.

De acordo com a coordenadora do GTH, pedagoga Elizabet Gomes, a visita virtual religiosa é um opção do usuário. “Estudos científicos mostram que trabalhar a espiritualidade no ambiente hospitalar reduz a probabilidade de distúrbios emocionais como depressão, transtorno de ansiedade, entre outros. A ação contribui para a autoestima, que acaba impactando positivamente na melhora clínica, em alguns casos”.

Ela complementa que há estudos ainda que comprovam que a influência da religiosidade e espiritualidade como possível fator de prevenção ao desenvolvimento de doenças. “Nosso público-alvo são pacientes internados, estáveis, em condições de receber visitas”.

Acolhimento

De acordo com Elizabet, a missão assistencial promovida pelo GTH sempre esteve vinculada com o propósito de acolhimento, exercido também, pelo apoio espiritual de pacientes e familiares. Antes da pandemia do novo coronavírus, a unidade hospitalar desenvolvia o projeto de Capelania, que proporcionava visita presencial de grupos de diversas religiões, visando o fortalecimento espiritual, a partir da opção de cada paciente.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HGT).