HGT: usuários atendidos no Pronto Atendimento em 2021 são mais da metade da população de Tailândia

O Pronto Atendimento do Hospital Geral de Tailândia (PA) atenderam 62.168 pacientes em 2021, o equivalente a 55% da população da cidade, segundo estatísticas divulgadas pela própria unidade. Além do município, o hospital recebe usuários das cidades de Moju, Acará, Goianésia e Tomé Açu, além de suas respectivas zonas rurais e vilas agregadas.

O HGT presta atendimento de livre demanda e, diante do significativo índice por busca de atendimento médico, o enfermeiro Ronaldo Batista, do setor de Pronto atendimento (P.A), esclarece à população que a unidade utiliza o protocolo de classificação de risco. “Primeiro, o usuário passa pelo setor de Triagem, que é a classificação de risco. Neste momento avaliamos e classificamos o atendimento da seguinte forma: cor vermelha é emergência. Cor laranja é muito urgente. Cor amarela urgente. Cor verde pouco urgente. Cor azul não urgente.

Segundo o enfermeiro, cerca de 75% dos casos atendidos em 2021, foram classificados entre verde e azul, sendo os casos mais comuns, justamente, os de acidentes de trânsito.

O HGT possui 51 leitos e disponibiliza ainda uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos; sendo seis leitos adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) podem ter acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal e os de urgência e emergência, em livre demanda, ou ainda, encaminhados pelo SAMU, Corpo de Bombeiro e Polícia Rodoviária.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do HGT).