HJB aprimora segurança em hemovigilância com medida de baixo custo

O Hospital Jean Bitar (Belém/PA) iniciou esta semana a implantação de placas de hemovigilância aos pacientes internados. A placa contém informações sobre horários do início da transfusão e acompanhamento ativo (até 24 horas após o término do procedimento). Antes da implantação, a equipe recebeu orientação da biomédica tranfusionista Jéssica Rodrigues.

A placa de hemovigilância auxiliará todos os profissionais envolvidos na assistência em todas as unidades de internação  do HJB, que são a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), clínica médica e clínica cirúrgica – a notificar a ocorrência de eventos adversos (reações imediatas), até 24 horas após o procedimento, que possam está correlacionados com a transfusão.  Ela é instalada no ato da transfusão pelo transfusionaista do serviço de hemoterapia, e começou a ser utilizada esta semana.

Na placa há informações sobre horário do início da transfusão, e o horário da realização da busca ativa (24 horas após o término do procedimento). Antes do inicio  da utilização da ferramenta de identificação  nos  leitos, a biomédica transfusionista, Jéssica Rodrigues, orientou a equipe de enfermagem quanto a sua utilização e sobre como notificar reações adversas à Agência Transfusional do HJB.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do HJB).