HJB celebra Dia Mundial do Planeta Terra com palestras e sementes de girassol

Reciclação: distribuição de material educativo para os usuários.

O Hospital Jean Bitar (Belém/PA) promoveu uma programação alusiva ao Dia Mundial do Planeta Terra (22), no fim de semana destinado a usuários e aos profissionaisda unidade.

O HJB promoveu palestras e visitas aos setores do hospital, coordenadas pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) em parceria com a Comissão de Sustentabilidade (CS) do hospital, enfatizando a importância do respeito e cuidado com o meio ambiente.

Além das visitas aos setores e das palestras ministradas nos setores administrativo e assistencial, todos puderam ter acesso às informações sobre as atividades sustentáveis do HJB em favor do meio ambiente, dentre elas, as ações do ‘Reciclação’, criado em 2017, por meio da distribuição de material informativo. Também houve doação de sementes de girassol como forma de incentivar e estimular a prática ambiental de conservação de ambientes naturais.

O hospital integra a lista mundial de Hospitais Saudáveis, após adesão às campanhas ‘Saúde pelo Clima’ e ‘Desafio do Resíduo’, criadas pelo Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), que promove ações sustentáveis, sobretudo, quanto à baixa emissão de gases poluentes.

Reciclação

Setores: objetivo é que equipe multiplique informações, inclusive com amigos e familiares.

A Unidade conta com o Projeto de sustentabilidade ‘Reciclação’, criado em 2017 como ação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) para conscientizar e sensibilizar os colaboradores e usuários sobre a importância da seleção do lixo, visando à identificação do que pode ser reciclado, bem como para incentivar o uso racional de materiais como papel, copos e outros descartáveis de plástico, com o intuito de evitar desperdícios e a redução do volume de resíduos hospitalares.

A iniciativa busca melhorar o entendimento de todos com relação à coleta de resíduos recicláveis, buscando despertar a consciência ambiental e a reflexão sobre como cada um gostaria de deixar o planeta para as próximas gerações, levando em consideração a questão da sustentabilidade. Todo o material reciclado é doado para associação de catadores de materiais recicláveis da capital paraense.

Entre os anos de 2019 e 2021, foram doados 31.197, 333 quilos de materiais recicláveis: papelão, papel, bombonas (embalagem de material de limpeza), baterias, pilhas, plástico e cobre); 169 litros de óleo, entre óleos de cozinha, de equipamentos, e automotivo; e 147 unidades de materiais como compressores, botijões de gás de ar condicionado, motores ventiladores, cilindros de refrigeração, alumínios e lixeiras plásticas.

Hospital Amigo do Meio Ambiente

Hospitais Saudáveis: ações sustentáveis pelo clima e reciclagem de resíduos.

O hospital integra a lista mundial de Hospitais Saudáveis, após adesão às campanhas ‘Saúde pelo Clima’ e ‘Desafio do Resíduo’, coordenadas pelo Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), que promove ações sustentáveis, sobretudo, quanto à baixa emissão de gases poluentes.

Recentemente, o HJB recebeu menção honrosa do projeto’, iniciativa da prefeitura de São Paulo, que reconhece as ações ambientais em Saúde. Na unidade são reaproveitados itens sem utilidade como luminárias são transformadas em porta-chaves; válvulas hidráulicas, passam a ser reutilizadas como bases de molduras; assim como acrílicos de luminárias são reaproveitadas como quadros de avisos.

Outra ação que contribuiu com a redução de energia foi um levantamento técnico para comprovar a necessidade de substituir lâmpadas halogênicas (incandescentes) e fluorescentes, por luminárias de LED, assim como as instalações de termostatos e  temporizadores em equipamentos elétricos.

Depoimentos

“A ação envolveu todos os colaboradores porque para fazer a mudança e ajudar realmente na redução dos impactos ambientais precisamos de todos os nossos colegas de trabalho também envolvidos”, explicou Fagner Reis, presidente da Comissão de Sustentabilidade do HJB. “Por isso, abordamos o máximo de pessoas em todos os turnos de trabalho para conscientizar sobre a importância de preservar nosso planeta, e o quanto é essencial que cada pessoa faça a sua parte na redução dos impactos ambientais” finalizou.

Segundo o diretor executivo Giovani Merenda, a equipe do HJB sabe que é necessário fomentar a consciência ambiental e a disseminação de práticas sustentáveis, por entender que mesmo com todo o engajamento enquanto unidade hospitalar, é essencial engajar também a população que está fora do hospital. “Sabemos que é essencial que todos façam o que for possível pela saúde do nosso planeta, que significa também a saúde de todos”, explica Merenda. “Por isso, as ações são realizadas regularmente com os colaboradores e usuários, com o intuito de que eles sejam multiplicadores do que é disseminado aqui, para fora do hospital, com familiares e pessoas com quem convivem”, destacou.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do HJB).