HJB: cozinha sustentável, embalagens para reciclagem e aproveitamento racional rendem renovação de certificado

O Hospital Jean Bitar (Belém / PA) obteve este mês a renovação do certificado Green Kitchen, que avalia a alimentação servida a pacientes e funcionários como saudável, diversificada e sustentável. O selo é reconhecido em todo o país e concedido pelo programa da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente, que ratifica as boas práticas na gestão de cozinha hospitalares.

De acordo com Thatyelle Pantoja, coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do hospital, comemorou o reconhecimento. “É surpreendente quando conseguimos unir a ambientação natural, equilíbrio e a sustentabilidade que proporcionamos aos nossos usuários, acompanhantes e colegas de trabalho, preparações com produtos naturais, agregando mais sabor e equilíbrio às refeições”, destacou.

A gestão gastronômica do HJB preocupa-se, inclusive, com a forma de descarte e destinação adequados das sobras na construção dos cardápios. “O descarte das embalagens é recolhido por uma cooperativa de recicladores. Quanto aos alimentos, o reaproveitamento é integral, seja sementes, talos ou cascas. tudo é cozido e compõe a refeição final”, observou Thatyelle. Ela informou que o HJB ofereceu uma média mensal de 13.400 refeições, em 2021, entre colaboradores, usuários e acompanhantes.

Para o diretor executivo do HJB, Giovani Merenda, a manutenção do Green Kitchen é a recompensa não apenas dos investimentos da gestão, mas sobretudo, pelo compromisso da equipe em oferecer sempre uma alimentação que associa qualidade, sabor e cuidado com o meio ambiente. Parabenizamos o empenho e carinho da equipe do SND em oferecer uma gastronomia que contribui principalmente na evolução clínica e recuperação dos pacientes”, reconheceu o diretor.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do HJB).