HJB cria ‘Round da Segurança’, ferramenta para discutir e melhorar qualidade de atendimento a pacientes

HJB cria ‘Round da Segurança’, ferramenta para discutir e melhorar qualidade de atendimento a pacientes

(13/11/2020) – O Hospital Jean Bitar, em Belém (PA), lançou nesta quinta-feira, 12, o ‘Round da Segurança’, para aprimorar a cultura de qualidade assistencial e inspirado na rotina de hospitais mais conceituados do mundo. Na prática, trata-se de incentivar o compartilhamento das informações de todos os profissionais da unidade, tendo como compromisso a segurança do paciente. As discussões do ‘Round de Segurança’ serão realizadas, a princípio, uma vez por mês.

Segundo Denise Villacorta, diretora técnica do HJB, a iniciativa possibilita às equipes de cada setor trocar informações para que sejam analisados em conjunto. “Durante as discussões do ‘Round de Segurança’ todos tomam conhecimento sobre fatores essenciais para uma assistência de qualidade”, explica. “Por exemplo, saber como está o índice de infecção hospitalar, a satisfação dos usuários, conformidade das prescrições”, conclui Denise.

“Muitas vezes há ajustes de processo que conseguimos evidenciar o ponto de melhoria, com quem está na ponta”, analisa Helen Silva, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Hellen Silva. “A partir desse momento há uma autorreflexão sobre a responsabilidade em melhorar, e, a partir de então, os profissionais começam a desenvolver uma cultura de Segurança, e uma busca por melhorias que irão refletir na qualidade da assistência”.