HJB e HMUE, a postos na retaguarda de Saúde durante COP30 em Belém

Os hospitais Jean Bitar (Belém) e Metropolitano de Urgência e Emergência (Ananindeua) estão a postos para oferecer retaguarda na Saúde durante a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas Sobre Mudança Climática, que se realiza de 10 a 21 de novembro, com reuniões de cúpula já se iniciando no dia 7.

De acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) é esperado um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da Conferência. Deste total, aproximadamente sete mil compõem a chamada ‘família COP’, formada pelas equipes da ONU e delegações de países membros.

A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Gadelha Vaz, destacou que o planejamento foi construído “com base em protocolos internacionais e na integração entre hospitais, unidades municipais e serviços de urgência”. O plano de atendimento da Sespa prevê a atuação integrada de sete hospitais estaduais de referência na Região Metropolitana de Belém, além do apoio das unidades municipais de urgência e emergência e das ações itinerantes de saúde, que seguirão acontecendo normalmente durante a conferência.

No HMUE, referência em trauma e queimaduras, a preparação envolveu simulações e capacitações. “Ao longo do ano, nossas equipes foram treinadas e participaram de simulados, o que reforça nossa capacidade de resposta em grandes eventos. Seguiremos com pleno funcionamento e preparados para qualquer demanda emergencial”, explicou o diretor executivo Marcelo Azevedo.

O HJB também integra o plano, com reforço em enfermarias e protocolos de resposta rápida. “Estar entre as unidades de referência para a COP30 é motivo de orgulho. É o reconhecimento de anos de investimento em qualificação técnica e segurança do paciente. Nossa participação reafirma que o Pará mostra ao mundo uma saúde pública resolutiva, humanizada e de excelência”, afirmou o diretor executivo Giovani Merenda.

(Com informações da Ascom/PA; Gov.Br; Ass. de Comunicação do HJB e HMUE).