HJB executa projetos de melhoria com foco na segurança do paciente e forma ‘times internos’

O Hospital Jean Bitar (Belém/PA) está implantando projetos de melhoria do atendimento, relacionados à segurança do paciente e execução das atividades de cumprimento dos objetivos. Para isso, foram formados dois times: ‘Time de Cuidados Críticos’ e ‘Time de Cuidados Cirúrgicos’.

Os participantes dos times se reuniram para discussão e atualizações das ações realizadas, e para apresentação dos resultados positivos na redução de complicações operatórias, e ações desenvolvidas para a redução da pneumonia relacionada à ventilação mecânica.

A ação foi promovida pelo Núcleo de Qualidade de Segurança do Paciente (NQSP) e conduzida pela enfermeira especialista em Qualidade e Segurança do Paciente Tatiara Barreto Varela, consultora do Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP).

Segundo a farmacêutica Arlyne Cibele Faccin, coordenadora da Qualidade do NQSP do hospital, uma instituição mais segura gera confiabilidade nos pacientes e na sociedade de modo geral, “Com relação na diminuição do tempo de internação; dos índices de infecções; menores gastos com medicamentos e materiais hospitalares; confiabilidade e referência em assistência à saúde”, explicou Arlyne.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HJB).