O Hospital Jean Bitar (Belém / PA), 70 leitos, administrado desde 2016, iniciai em 18 de junho a campanha Junho Vermelho, em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue (14/6), em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará. A coleta acontecerá na unidade móvel do Hemopa, em frente ao hospital. Referência em média e alta complexidade pelo SUS no Pará, o HJB encerrou 2024 com 4.602 cirurgias realizadas. De janeiro a abril deste ano, já foram 1.281 procedimentos, incluindo cirurgia bariátrica; cabeça e pescoço; transgênero,; cólon; otorrinolaringologia; plástica reparadora; entre outros.
A ação é fundamental para atender pacientes em tratamento e em cirurgias que necessitam de transfusões. Somente em 2024, as campanhas beneficiaram cerca de 1.016 pacientes. Na ação mais recente, realizada no Carnaval, foram coletadas 70 bolsas de sangue. A gerente assistencial, Alexandra do Carmo, destaca: “Lidamos com casos de alta complexidade. Ter um banco de sangue abastecido é essencial para a continuidade do cuidado.”
Em 16 de junho, o HJB participa da mesa redonda ‘Hemopa e Rede Hospitalar: Um trabalho de corresponsabilidade na prevenção da vida’, no auditório do Hemocentro, em Belém. Segundo Alyne Pardauil, técnica da Agência Transfusional do hospital, a média atual é de 65 transfusões por mês. “O HJB tem se destacado na captação de doadores. É preciso que outras unidades também assumam esse compromisso”, afirma.
(Com informações da Ass. de Comunicação do HJB).
