O Hospital Jean Bitar (Belém/ PA), 70 leitos, administrado desde 2016, já realizou 78 cirurgias desde início do Projeto Casulo, de redesignação sexual, criado pelo Governo do Pará em 2022. O HJB é referência no atendimento especializado a homens e mulheres trans, sendo habilitado para a realização de cirurgias específicas de redesignação.
O projeto garante acompanhamento multiprofissional, consultas com especialistas e a realização de exames laboratoriais na Policlínica Metropolitana, em Belém, além de procedimentos cirúrgicos realizados no HJB.
Cuidado humanizado e multiprofissional – Para a gerente Assistencial do HJB, Alexandra do Carmo, o compromisso com a população trans vai além do procedimento cirúrgico. “A assistência prestada às pessoas trans no Hospital Jean Bitar é construída ao longo do tempo, com responsabilidade, escuta qualificada e respeito às singularidades de cada paciente. Nosso compromisso é garantir um cuidado integral, seguro e humanizado, desde o acolhimento inicial até o acompanhamento pós-cirúrgico, reforçando o direito à saúde e à dignidade dessas pessoas ao longo dos anos”, afirmou.
(Com informações da Ass. de Comunicação do HJB).
