HJB realiza mutirão pré-operatório do Programa Obesidade Zero

HJB realiza mutirão pré-operatório do Programa Obesidade Zero

O Hospital Jean Bitar (Belém / PA) promoveu no sábado (7) mutirão de atendimento de parte da equipe multiprofissional (psicologia, assistência social e nutricionista), envolvida no processo pré-operatório do procedimento. 

A iniciativa da gestão hospitalar do HJB foi tomada para dar maior agilidade ao processo pré-operatório dos usuários do Programa do governo do Estado, Obesidade Zero, por meio da liberação de laudos de pacientes que estão na fase final de avaliação para o processo cirúrgico, já aptos ao procedimento.

De acordo com a gerente Assistencia Alexandra Santos, o mutirão de avaliação multiprofissional é importante para dar vazão nas agendas dessas especialidades não médicas, para otimização do processo pré-operatório e maior agilidade na realização das cirurgias.

“As avaliações por parte de profissionais da Psicologia, Nutrição e Assistência Social, demandam um tempo maior e a liberação de um paciente para a cirurgia bariátrica depende de sua avaliação completa feita por cada um desses profissionais, que não conseguem fazer isso em uma só consulta”, explica Alexandra. “São necessárias outras, e isso acaba deixando o paciente com uma agenda muito posterior”.

De acordo com a psicóloga Lohana Macedo, a ação vai antecipar o processo para a realização da cirurgia bariátrica de alguns pacientes que já estão demostrando adesão ao tratamento, e que estão dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. “Os pacientes que já estão demonstrando adesão e engajamento ao tratamento; que estão com quadro emocional estável; que têm rede de suporte familiar; que estão conseguindo ter um esclarecimento quanto ao processo da bariátrica, têm mais chances de ter um pós-operatório mais seguro”, avalia Lohana.

Programa Obesidade Zero 

O Programa Obesidade Zero foi criado pelo governo do Pará para atender com qualidade e eficiência os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), visando a diminuição do número de pacientes com obesidade que necessitam do procedimento. Por meio da iniciativa foram realizadas 390 cirurgias desde o início dos procedimentos, no final do ano 2020. Atualmente, a meta é de 50 procedimentos mensais, número alcançado no último mês de abril.

Serviço: O HJB integra a rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. O Hospital fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HJB).