O Hospital Jean Bitar (Belém / PA), 70 leitos, administrado desde 2016, na segunda quinzena de outubro visita técnica de especialista Ana Cristina Patrocínio, do Hospital Israelita Albert Einstein. A iniciativa faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), parceria entre Ministério da Saúde e outros hospitais filantrópicos de excelência, para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de projetos e da transferência de conhecimentos sobre os impactos e prevenção de Microrganismos Resistentes (MR).
Foram realizadas avaliação da qualidade dos dados e de processos relacionados às infecções multirresistentes em pacientes de UTI do HJB, incluindo relatórios de culturas positivas, consumo de antibióticos, registros de admissões, treinamentos da equipe e conformidade com as Boas Práticas Clínicas.
O HJB integra o Impacto MR desde 2019, sendo o único hospital do Pará a participar do projeto, que reúne hospitais de excelência em todo o país e atualmente está em sua segunda fase (2024–2026).
Segundo a gerente Assistencial do HJB, Alexandra Macedo, a visita reforça o compromisso do hospital em contribuir para a produção científica e no aprimoramento das práticas de segurança do paciente e combate às infecções multirresistentes no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A visita também tem a atribuição de acompanhar a execução das atividades de pesquisa do projeto, com base em diretrizes internacionais de boas práticas de pesquisa clínica.
(Com informações da Ass. de Comunicação do HJB).
