O Hospital e Maternidade N. Srª da Graça (São Francisco do Sul / SC) promoveu em 23 de abril ação de Saúde nas comunidades guaranys, dentro do projeto ‘Saúde Indígena Importa’, que levou informações sobre os serviços hospitalares para cerca de 220 indígenas das aldeias da Reta e Morro Alto.
O gerente assistencial Roberson Félix e a assistente social Leila Souza explicaram que o povo Guarany é “tímido e tem dificuldades de comunicação”, o que exige ações de reforço de vínculos.
Durante o evento, Leila Souza explicou aos presentes, por meio de slides, a estrutura física do hospital, os serviços disponíveis e as especialidades atendidas. “O povo indígena Guarany que habita São Francisco do Sul é tímido e tem dificuldades de comunicação por conta da língua Guarany comumente falada pelos indígenas”, destacou a assistente social. A apresentação foi feita em um telão pelo gerente assistencial Roberson Félix, e o encontro foi encerrado com a entrega de cocares, raquetes, balões e chocolates às crianças e demais membros das aldeias.
(Com informações da Ass. de Comunicação do HMMNSG).
