HMMNSG: pacientes internados passam a contar com dieta enteral personalizada

Os pacientes internados no Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG) agora contam mais opções de suporte nutricional para tratamento médico. São as chamadas dietas enterais, ou alimentação por sonda, fundamentais para garantir a nutrição adequada de pacientes que não conseguem se alimentar por via oral.

“Essas dietas são formuladas para fornecer todos os nutrientes necessários para o suporte nutricional e a recuperação, evitando assim casos de desnutrição e complicações associadas”, explica a nutricionista Carolina Stumm. “Pacientes com problemas renais podem necessitar de uma dieta com restrição de proteínas e eletrólitos, enquanto aqueles com feridas extensas ou queimaduras, podem exigir uma dieta rica em proteínas e calorias para ajudar na cicatrização”, diz Carolina.

Segundo ela, há ainda os pacientes diabéticos, que precisam de fórmulas específicas para controlar a glicemia, além daqueles com problemas gastrointestinais, que podem se beneficiar de dietas com fibras modificadas ou fórmulas de fácil digestão.

Diversificar e adaptar as dietas enterais permite uma abordagem mais específica e eficaz, atendendo às necessidades nutricionais únicas de cada paciente, melhorando os resultados clínicos e a qualidade de vida. A individualização das dietas é essencial no ambiente hospitalar para otimizar o cuidado e recuperação dos pacientes.

Importante destacar que a aplicação das dietas obedece necessariamente à prescrição médica e patologia identificada.

(Com informações da Ass. de Comunicação do HMMNSG).