HMUE: crianças internadas têm atividades com pipa, futebol e até boliche

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (Ananindeua / PA) promove uma série de atividades e brincadeiras para as crianças internadas na unidade, como empinar pipas, futebol e boliche na área externa da unidade. A atividade é acompanhada por equipe multiprofissional, com objetivo de reduzir sentimentos como medo e estresse, frequentes em processos de hospitalização.

“Se estivessem em casa, com suas rotinas regulares, essas crianças estariam de férias escolares e, certamente, brincando”, explica a terapeuta ocupacional Samanta Oliveira. “Trazer essa rotina para dentro do hospital contribui em diferentes aspectos, entre eles na terapia ocupacional, com os exercícios, na psicologia, entre outros”, diz.

Referência no tratamento de média e alta complexidade em traumas e queimados para a Região Norte pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência dispõe de 208 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusivo para pacientes vítimas de queimaduras e leitos de UTI.

O HMUE recebe pacientes da Região Metropolitana de Belém, de outros municípios do Pará e até de outros estados. Em 2022, realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e de imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.

(Com informações da Ass. de Comunicação do HMUE).