HMUE implanta projeto para cuidar da saúde física e emocional de acompanhante

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (Ananindeua / PA), 208 leitos, administrado pelo INDSH desde 2022, implantou em maio o projeto ‘Acompanhante em Movimento’, dedicado a acompanhantes que estão há dias ou meses internados com seus familiares na unidade. Mais de 25 acompanhantes participaram de exercícios de alongamento, dança e técnicas de controle de respiração. 

Realizada quinzenalmente no jardim da unidade, a iniciativa, criada pela equipe de reabilitação em parceria com o Comitê de Humanização, pretende dar condições para que os familiares tenham mais autonomia no cuidado com o paciente e se sintam parte do processo, além de contribuir para a redução de ansiedades e medos, sentimentos trazidos pela internação.

“O perfil de atendimento do Metropolitano é de trauma, o que demanda longo período de internação”, explica a fisioterapeuta Vitória Sena. “Muitos desses pacientes vêm de municípios distantes, sem possibilidade de troca de acompanhante e relatam dores físicas, cansaço e até medos”. O projeto nasceu dessa demanda identificada pela equipe com o objetivo de amenizar essas queixas, fazer com que os acompanhantes se sintam integrados ao cuidado com o internado e, claro, acolhidos dentro do hospital, prosseguiu a profissional.