O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (Ananindeua / PA), 213 leitos, administrado desde 2022, incluiu em outubro o açaí no cardápio dos pacientes internados no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ). A iniciativa faz parte das ações de humanização e sustentabilidade, que buscam aproximar a alimentação hospitalar dos hábitos regionais, valorizando a cultura e o bem-estar dos usuários.
Os caroços do açaí, alimento que faz parte da rotina dos paraenses, foram colhidos dos próprios açaizeiros cultivados no Hospital, cuidadosamente tratados e batidos para o consumo dos pacientes.
De acordo com a coordenadora de Nutrição do HMUE, Sueanne Pacheco, oferecer o açaí na alimentação hospitalar vai além do agrado ao paladar. Segundo ela, é uma forma de cuidado integral. “A nutrição hospitalar também pode acolher. Inserir alimentos que fazem parte da rotina e da memória afetiva dos pacientes contribui não só para a recuperação física, mas também para o bem-estar emocional. O açaí é um símbolo da nossa cultura, e traz esse conforto”, destacou.
O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência é referência em alta complexidade e integra a rede pública de saúde do Governo do Pará, sob gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Atende principalmente vítimas de traumas e queimaduras.
(Com informações da Ass. de Comunicação do HMUE).
