HMUE: projeto para terapias ao ar livre ajuda pacientes em internamento longo

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (Ananindeua / PA), que completou 17 anos de fundação em março, criou o Projeto ‘Passeio ao Ar Livre’, que possibilita, sob supervisão médica, tirar pacientes de longa permanência do leito para terapias em áreas externas.

Desenvolvido pela equipe de reabilitação, todos os dias o projeto leva esses pacientes para atividades em áreas como jardim, praça ou horta própria, onde se cultiva hortaliças e legumes, sem uso de agrotóxicos.

As atividades realizadas durante os passeios vão desde plantar árvores, jogar bola, a somente caminhar.  “Nossa ideia é dar a oportunidade de mais opções de terapias externas”, explica o coordenador de reabilitação do Hospital Metropolitano, Paulo Vitor. “Acreditamos que essa experiência é muito válida para a melhoria deles, tendo em vista que estar tranquilo e disposto para o tratamento torna a recuperação mais rápida”, conclui.

Estrutura

A unidade hospitalar conta com 208 leitos operacionais, nas especialidades Traumatologia, Cirurgia Geral, Neurocirurgia, Clínica Médica, Pediatria e Cirurgia Plástica, esta exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras, além de leitos de UTI para pacientes da Região Metropolitana e até de outros estados.

Somente em 2022, o HMUE realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.

(Com informações da Ass. de Comunicação do HMUE).