HMUE promove campanha sobre descarte de resíduos

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (Ananindeua / PA) está promovendo esta semana ações para descarte correto de resíduos hospitalares, como infectantes, químicos, perfurocortantes e recicláveis, coordenada pelo comitê do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). Estão sendo promovidas palestras, distribuição de canetas ecológicas e apresentação de mascotes que simbolizam as boas práticas de gestão de resíduos.

A programação contou com demonstração prática, exposição e palestras em todos os setores do HMUE, feitas por membros do comitê do PGRSS e profissionais do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e os participantes receberam canetas feitas com produtos totalmente recicláveis.

Para deixar o momento ainda mais lúdico e de fácil compreensão para todos, os personagens “Perfurito” e “Mulher Gaze” foram criados para simular e instruir sobre o que é certo e errado na hora da segregação dos resíduos comuns, infectantes, químicos, perfurocortantes e recicláveis.

O coordenador de apoio da unidade, Jhonata Tiago, destacou a importância da ação para a saúde e segurança dos profissionais de saúde e também de outros públicos. 

Foto: Divulgação“O descarte inadequado de materiais hospitalares pode causar acidentes graves e até mesmo a disseminação de doenças entre diversos públicos. Assim, entendemos que é fundamental que todos os envolvidos no processo de tratamento dos pacientes estejam conscientes e façam o descarte correto dos materiais”.

A iniciativa do Hospital Metropolitano segue as diretrizes estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que regulamenta o gerenciamento de resíduos em serviços de saúde no país. Além disso, o hospital adota práticas sustentáveis em seu cotidiano, como a coleta seletiva, o armazenamento adequado de resíduos e o estímulo à reciclagem de materiais.

“Nossa expectativa é replicar essas iniciativas cada vez mais na unidade e contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente e responsável com o meio ambiente e a saúde pública”, pontua o coordenador Jhonata Tiago.

Perfil – Referência no tratamento de média e alta complexidade, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência é gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) e pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará. A unidade dispõe de leitos nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria e cirurgia plástica – exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras -, além de leitos de Terapia Intensiva (UTI).

Anualmente, mais de 500 mil atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais, são realizados na unidade, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

(Com informações da Ass. de Comunicação do HMUE).