HMUE promove recreação a crianças internadas no Centro de Queimados

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (Ananindeua / PA), 213 leitos, administrado desde 2022, promoveu na primeira semana de setembro ação alusiva ao mês da Independência, dirigida às crianças atendidas no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), com objetivo recreativo e de educação ambiental. O HMUE é referência no atendimento especializado a vítimas de queimaduras, com suporte da câmara hiperbárica.

O setor de Terapia Ocupacional do HMUE registrou 15.957 sessões entre janeiro e dezembro de 2024, voltadas a pacientes internados e usuários do ambulatório. De janeiro a julho de 2025, foram realizadas 10.633 sessões.

“A ação teve a finalidade de humanizar, ainda mais, a internação dessas crianças e acompanhantes”, explicou a terapeuta ocupacional Samanta Meirim. “Conseguimos estimular as crianças com lazer, contato com a natureza, oportunidade de brincar, interagir com outras pessoas, além de trabalhar a reabilitação desses usuários infantis”, pontuou..

Estrutura – Gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HMUE dispõe de leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica (exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras) e leitos de UTI.

Somente em 2024, mais de 600 mil atendimentos – entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais – foram oferecidos a pacientes da Região Metropolitana de Belém e de outros municípios do Pará.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do HMUE).