HMUE reduz consumo de água com modernização da lavanderia

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (Ananindeua / PA), 213 leitos, administrado desde 2022, recebeu do governo do Pará três novas máquinas lavadoras e extratoras, com menor volume por ciclo de lavagem. Apresentam ainda menor frequência de falhas técnicas, o que reduz necessidade de segundas lavagens e desperdício de água. Os novos equipamentos representam um avanço significativo na infraestrutura do hospital, especialmente por aliarem tecnologia, eficiência operacional e responsabilidade ambiental.

De janeiro a novembro de 2025, a unidade pública obteve uma redução média de 18,55% no consumo de água. O resultado reforça a importância do investimento em tecnologia como estratégia para promover eficiência, economia de recursos públicos e sustentabilidade ambiental.

Impactos positivos – As máquinas consomem menor volume de água por ciclo de lavagem, mantendo a qualidade e a segurança dos processos, fundamentais em um ambiente hospitalar. Além disso, por serem equipamentos novos, apresentam menor frequência de falhas técnicas, o que reduz a necessidade de segundas lavagens de enxovais e, consequentemente, evita o desperdício de água.

“A modernização da lavanderia representa um avanço importante para o Hospital Metropolitano, pois alia eficiência operacional, economia de recursos e responsabilidade ambiental”, destaca o coordenador de apoio do HMUE, William Bendelak.

Os impactos positivos da modernização já podem ser observados nos indicadores de consumo da unidade. Desde a implementação, o hospital passou a registrar uma tendência contínua de queda no consumo mensal de água. Em novembro de 2025, foi registrado o menor consumo do ano, com 6.134 m³.

Estrutura 

Pertencente à rede pública de saúde do governo do Pará e gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), o Hospital Metropolitano é referência estadual em atendimento de média e alta complexidade, especialmente nos casos de trauma e queimaduras, atendendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade dispõe de leitos operacionais em traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica para vítimas de queimaduras e unidades de terapia intensiva (UTI), consolidando-se como um dos principais centros de atendimento de urgência e emergência do Estado.

(Com informações da Ass. Comunicação do HMUE).