HNSG, em São Francisco do Sul, divulga comunicado sobre ataque cibernético a sistema do hospital e da UPA

(18/8/21) – A diretoria do Hospital e Maternidade Municipal N. Srª da Graça (São Francisco do Sul / SC) e da UPA 24h registrou nesta segunda-feira (16) um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia de São Francisco do Sul para apurar a origem do ataque cibernético que danificou o banco de dados do Sistema Micromed, utilizado na gestão hospitalar.

Após inúmeros testes e análises com a equipe de TI local e corporativa, foi constatado que o ataque teve como objetivo a solicitação do pagamento de uma determinada quantia de dólares em bitcoins. Infelizmente, principalmente neste momento de pandemia, situações como estas estão ocorrendo no mundo todo.

A diretoria do HMNSG e da UPA 24h, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e o INDSH, repudia veementemente qualquer tipo de ataque que coloque em risco o atendimento e a operacionalização do sistema de saúde e está tomando todas as medidas necessárias para recuperar as informações perdidas e reestabelecer o sistema hospitalar. Além disso, conta com o apoio da autoridade policial para identificar os responsáveis pelo ato covarde e criminoso.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HNSG).