Horta do Regional do Marajó conquista prêmio nacional de Amigo do Meio Ambiente

(15/12/2020) – O projeto Horta Hospitalar do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, sudoeste marajoara, conquistou o Prêmio Amigo do Meio Ambiente – Pama, ficando entre os 15 melhores relatórios apresentados ao macro projeto Hospitais Saudáveis, que é uma Instituição parceira da Health Care Without Harm (Saúde sem Dano).

O anúncio dos ganhadores do Pama foi feito durante o 13º Seminário de Hospitais Saudáveis (SHS)/2020, que tem como tema “Recuperação Saudável: a saúde pública na nova economia de baixo carbono”, para debater a urgência no desenvolvimento de sistemas produtivos capazes de zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050, está sendo realizado de 7 a 10/12. Em virtude da pandemia da Covid-19, o evento está sendo realizado no formato virtual pela plataforma ZOOM.

A Horta Hospitalar do HRPM contribui para a preservação do meio ambiente, a partir da não utilização de insumos agrícolas industrializados, a partir do reaproveitamento de resíduos orgânicos e da utilização da prática de compostagem, que é o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por organismos do solo para obter substâncias húmicas e nutrientes como fonte de adubação e fertilização, bem como a gestão consciente de água, por meio do reaproveitamento, em todo o ciclo.

O compromisso com a produção de uma alimentação de qualidade associada à preservação do meio ambiente do Projeto Horta Hospitalar do Hospital Regional do Marajó já vem dando frutos com o compartilhamento desses conhecimentos à comunidade local com incentivo a criação de hortas domiciliares, comunitárias e escolares, utilizando técnicas que não provoquem prejuízo ao meio ambiente e que gere benefícios aos parceiros.

A semente desse conhecimento já chegou  à comunidade de Santa Luzia, localizada na zona rural de Breves, com a implantação da horta no centro comunitário, por meio do pastor Francisco Martins, que vem realizando diversas atividades para ajudar os moradores para geração de renda e proporcionar benefícios alimentícios.

A horta do HRPM é um projeto do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), realizado em parceria com a comissão do Plano de Gerenciamento de Resíduos e Serviços de Saúde (PGRSS), desde o ano de 2012. A horta tem 180 metros quadrados, produz 80% dos legumes consumidos no Hospital, ajudando a manter uma dieta saudável e balanceada pelo Setor de Nutrição e Dietética (SND), fundamental para a evolução do quadro de saúde dos usuários e qualidade alimentar dos colaboradores.

A diretora Executiva do HRPM, a administradora Hospitalar Rejane Xavier, agradece sua equipe mais esta conquista. “A premiação é o reconhecimento do investimento da gestão na sustentabilidade do meio ambiente e da qualidade alimentar de nossos colaboradores, usuários e acompanhantes. Esses conhecimentos da produção e manutenção da horta já é  compartilhado com  a comunidade”.

Serviço: O HRPM é um órgão do governo do estado que presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 h. O hospital está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.

(Fonte: Assessoria de Imprensa – HRPM).