Hospitais públicos administrados pelo INDSH participam de projeto nacional do Albert Einstein

(4/11/2019) O Hospital Regional Público do Leste, em Paragominas, e o Hospital Jean Bittar, em Belém, ambos no Pará, estão entre os 50 hospitais do país que irão participar de uma pesquisa nacional para monitorar a relação entre índice de infecção hospitalar e custos por paciente internado na UTI.

A pesquisa faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do SUS (Proadi), do Ministério da Saúde, e será coordenada por cinco instituições certificadas, entre elas o Hospital Israelita Albert Einstein, que escolheu o HRPL e o HJB entre os 10 centros hospitalares, para estabelecer uma plataforma de pesquisa colaborativa para apoiar o plano de ação nacional de prevenção e controle de resistência aos antimicrobianos em UTIs.

Seleção – Entre os critérios de seleção para participar da pesquisa estão organização da unidade e sistema de custos bem estruturado. O estudo, que deve durar 18 meses, será regionalizado e pretende oferecer alternativas para redução desses indicadores e assim diminuir gastos públicos.