Hospital de Ipixuna do Pará promove Semana de Higienização das Mãos e alerta população sobre importância da prática

(14/5/2019) – O Hospital Geral de Ipixuna do Pará (PA), por meio do Serviço de Controle e Infecção Hospitalar (SCIH), promoveu na semana passada campanha de Higienização das Mãos, envolvendo todos os funcionários com dinâmicas de perguntas e respostas, a fim de reavaliar e reforçar a prática, procedimento simples e capaz de evitar muitos casos de infecções hospitalares. Promovida em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP), da unidade, a ação impacta diretamente na qualidade da assistência prestada pela equipe multiprofissional do HGI e na garantia da segurança dos pacientes.

Realizado durante dois dias, nos diversos setores do Hospital, o jogo testou o conhecimento de funcionários dos três turnos. “O resultado foi muito positivo. Os colaboradores receberam muito bem a proposta de testar seus conhecimentos acerca do tema. Foi uma ação extremamente produtiva”, disse a enfermeira Brena Santos, coordenadora do SCIH.

O diretor executivo do Hospital Geral, Júlio Garcia, disse que a iniciativa representa o compromisso da equipe do HGI com a qualidade dos serviços prestados aos usuários. “Esta ação demonstra a nossa preocupação quanto à capacitação de nossos profissionais e a busca contínua por uma assistência com mais qualidade e segurança”, declarou.

Prática importante – O termo higienização das mãos engloba a higiene simples, a higiene antisséptica e a antissepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório das mãos. A prática é importante porque as mãos de abrigam microrganismos e os transferem de uma superfície para outra, por contato direto, pele com pele, ou indireto, por meio de objetos. As mãos são o principal vetor de transmissão de bactérias e outros micro-organismos, seja na assistência prestada pelo profissional de saúde ou no contato com outras pessoas, durante as visitas.

O Ministério da Saúde estima que a taxa de infecção hospitalar no Brasil é 15%, mais alta do que em países da Europa e nos EUA, aonde o percentual chega a 10%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair várias doenças, como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta.

Com 20 leitos, o HGI oferece consultas ambulatoriais em cardiologia, infectologia, clínica médica e cirúrgica, além de exames complementares, cirurgias eletivas, internações e o pronto-atendimento 24 horas.

Serviço: O Hospital Geral de Ipixuna (HGI) fica na Rua Principal, s/n, bairro Centro, na sede municipal de Ipixuna do Pará. Mais informações pelo telefone (91) 3811-2631.

Por Mikaella Moraes.