Hospital Delphina Aziz, em Manaus (AM), amplia leitos de UTI e está mais preparado no tratamento ao Covid

(16/11/2020) – O Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, em Manaus (AM), ganhou mais 15 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), totalizando 120 no total. As novas vagas foram inspecionadas pelo governador Wilson Lima neste sábado, 14, e faz parte do plano de ampliação na rede de assistência estadual, especialmente no atendimento aos casos de covid, em que o hospital é referência no estado.

Além dos novos leitos, o HDA ampliou recentemente programas de reabilitação, fisioterapia e nutrição clínica, para pacientes recuperados de covid e de outras doenças.

“Hoje nosso sistema de saúde está muito mais preparado para agir no caso de aumento dos casos de coronavírus”, afirmou Lima. “Mas, é preciso que as pessoas tenham consciência de que cada um precisa fazer a sua parte nesse momento”, disse.

Planejamento – Diante do início do período das chuvas e da sazonalidade das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs), a SES-AM montou um planejamento em cinco fases para ampliar a oferta de leitos na rede estadual. Neste primeiro momento, foram abertas mais 30 UTIs no Delphina Aziz e 12 em outras unidades.

“A equipe técnica da Secretária Estadual de Saúde construiu um plano em cinco fases, em que cada fase é disparada quando alcançamos um percentual de ocupação de leitos de UTI, que no caso é 75%”, explicou Marcellus Campêlo, secretário de Saúde do Amazonas. “Esperamos que não seja necessária a segunda fase, porém, devemos estar preparados para qualquer cenário da covid, e é isso que nós estamos fazendo.