Hospital Delphina Aziz, em Manaus (AM), cria material educativo para conscientizar sobre Obesidade Mórbida Infantil

Hospital Delphina Aziz, em Manaus (AM), cria material educativo para conscientizar sobre Obesidade Mórbida Infantil

(31/5/2019) O Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, em Manaus (AM), administrado pelo INDSH, elaborou um material educativo com orientações sobre mudanças alimentares para conscientizar os responsáveis das crianças internadas e em atendimento no Pronto Socorro, que serão distribuídos no dia 3 de junho. A iniciativa foi coordenada pelo Setor de Nutrição Clínica, como atividade de educação nutricional em alusão ao dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil.

“Dentre os riscos a saúde provenientes da obesidade podemos citar as doenças respiratórias, ortopédicas, colesterol e triglicerídeos elevados, hipertensão arterial e o diabetes tipo 2”, enfatiza a supervisora do Setor de Nutrição Clinica, Cássia Kellen.

Veja as principais informações e orientações do material elaborado pelo hospital:

  • Invista nas frutas, legumes e vegetais.
  • Prefira alimentos integrais aos refinados.
  • Evite alimentos como biscoitos, bolachas e refeições prontas. Elas são ricas em açúcar, sódio e gorduras – tudo o que seu filho ou sua filha não pode comer em exagero.
  • Limite o consumo de bebidas adoçadas, incluindo os sucos industrializados. Essas bebidas são muito calóricas e oferecem poucos ou nenhum nutriente.
  • Reduza o número de vezes em que a família vai comer fora, especialmente em restaurantes de fast-food. Muitas das opções do cardápio são ricas em gordura e calorias.
  • Sirva porções adequadas, uma vez que as crianças comem bem menos do que os adultos. Se a criança não conseguiu comer todo o prato, não a force a terminar.
  • Não substituir refeições: “não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira”. Esse erro é muito comum e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.