Hospital Delphina Aziz, em Manaus (AM), cria material educativo para conscientizar sobre Obesidade Mórbida Infantil

(31/5/2019) O Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, em Manaus (AM), administrado pelo INDSH, elaborou um material educativo com orientações sobre mudanças alimentares para conscientizar os responsáveis das crianças internadas e em atendimento no Pronto Socorro, que serão distribuídos no dia 3 de junho. A iniciativa foi coordenada pelo Setor de Nutrição Clínica, como atividade de educação nutricional em alusão ao dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil.

“Dentre os riscos a saúde provenientes da obesidade podemos citar as doenças respiratórias, ortopédicas, colesterol e triglicerídeos elevados, hipertensão arterial e o diabetes tipo 2”, enfatiza a supervisora do Setor de Nutrição Clinica, Cássia Kellen.

Veja as principais informações e orientações do material elaborado pelo hospital:

  • Invista nas frutas, legumes e vegetais.
  • Prefira alimentos integrais aos refinados.
  • Evite alimentos como biscoitos, bolachas e refeições prontas. Elas são ricas em açúcar, sódio e gorduras – tudo o que seu filho ou sua filha não pode comer em exagero.
  • Limite o consumo de bebidas adoçadas, incluindo os sucos industrializados. Essas bebidas são muito calóricas e oferecem poucos ou nenhum nutriente.
  • Reduza o número de vezes em que a família vai comer fora, especialmente em restaurantes de fast-food. Muitas das opções do cardápio são ricas em gordura e calorias.
  • Sirva porções adequadas, uma vez que as crianças comem bem menos do que os adultos. Se a criança não conseguiu comer todo o prato, não a force a terminar.
  • Não substituir refeições: “não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira”. Esse erro é muito comum e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.