Hospital Delphina Aziz, em Manaus (AM), promove 2º Seminário de Gestão em Saúde

O Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz (Manaus/AM) e o INDSH promoveram no dia 7 de dezembro o 2º Seminário de Gestão em Saúde, com o tema ‘Integração do Ensino, Pesquisa e Assistência na Gestão’. O evento foi destinado a profissionais do hospital e convidados.

O encontro foi aberto pelo secretário estadual de Saúde, Anoar Samad; e contou com a presença do ex-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Armando Raggio; José Carlos Rizoli, presidente do INDSH; José Branco Filho, assessor médico; diretores do instituto e especialistas em saúde pública.

Na abertura do seminário, o secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, agradeceu aos profissionais do Hospital Delphina Aziz pela assistência ofertada à população ao longo da pandemia. “Obrigado pela enormidade de vidas que foram salvas por todo esse hospital, por toda a equipe do hospital”, declarou.

O diretor executivo do Complexo Hospitalar Zona Norte, do qual faz parte o hospital, José Luiz Gasparini, fez uma breve explicação sobre o modelo de Organização Social com gestão em saúde e apresentou resultados do complexo. “Fazer gestão em saúde durante uma pandemia é realmente desafiador”, explicou Gasparini. “Porém, o desafio nos levou a buscar aprendizado e nos trouxe resultados positivos e também experiências que iremos levar por toda vida”.

Para Armando Raggio, a pesquisa e o ensino são instrumentos importantes e, nesse momento de pandemia, foram essenciais no avanço de soluções no enfrentamento da doença. “Fazer gestão é resolver problemas, não prorrogar a solução, se ela está distante, abreviar esse tempo e fazer sua aplicação imediata.  Esses instrumentos devem ser compartilhados de modo que se aprenda o que realmente as pessoas precisam”.

De acordo com o presidente do INDSH, José Carlos Rizoli, a pandemia trouxe um grande problema para o mundo, porém também trouxe a necessidade de se buscar soluções.   “Eu insisto dizendo que quando o problema surge é importante que a gente procure as soluções, esse evento mostrou claramente isso, se falou sobre educação, crescimento e uma previsão futura do que podemos e devemos fazer. Quero lembrar que toda grande dificuldade traz grandes soluções, é o que estamos tentando fazer aqui”.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HDA).