Hospital Delphina Aziz, em Manaus, recebe doação de máscaras para processo de ventilação mecânica

(26/5/2020) – O Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, em Manaus (AM), recebeu um lote de 56 máscaras do modelo snorkeling (iguais às de mergulhadores), para atendimento de pacientes com Covid que precisam passar por processos de ventilação mecânica, doadas pela Associação Expedicionários da Saúde.

Apesar de o modelo ainda não está certificado para tratamento médico hospitalar, a equipe de fisioterapia do hospital Delphina Aziz está realizando estudos com validação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12ª Região, para avaliar a possibilidade de utilização dessas máscara como auxilio na ventilação mecânica nos pacientes internados na unidade.

Os estudos realizados no hospital Delphina Aziz, referência no tratamento da doença, buscam um processo que consiga reduzir o vazamento de aerossol, garantindo a proteção do ambiente e protegendo o profissional de saúde que está realizando os procedimentos assistenciais no paciente.

Os primeiros testes teóricos foram promissores. Segundo o supervisor de fisioterapia Erick Paiva, a próxima etapa são os testes práticos. “O que nós temos são ensaios que na teoria conseguimos comprovar a manutenção da pressão, mas na prática devemos levar em consideração o formato dos rostos dos paciente. Estamos esperançosos”, afirma.

(Com informações da Ass. de Imprensa do HPSDA).