Hospital Delphina Aziz instala sistema robotizado de análise e capacidade para até mil exames por hora

O laboratório de análises clínicas do Hospital Delphina Aziz (Manaus / AM), que integra o Complexo Hospitalar Zona Norte, passa a contar a partir de agora com um parque de máquinas robotizado, com software de gestão inteligente para análise de amostras. A tecnologia garante eficiência no balanceamento entre os exames de bioquímica, imunologia, hormônios, drogas terapêuticas e eletrólitos, agilizando e garantindo segurança aos processos realizados nos exames.

Após inseridas no equipamento, as amostras são reconhecidas por código de barras, que possibilita detectar quais exames serão realizados a partir da amostra analisada. Posteriormente, o material é encaminhado para os demais equipamentos que estão acoplados ao robô principal, chamado de VersaCell.

De acordo com o farmacêutico-bioquímico Rafael Brito, coordenador de laboratório, três equipamentos estão acoplados ao sistema, o que facilita a análise das amostras, realizando até mil exames por hora. Esse processo permite adequar seu fluxo de trabalho com maior agilidade, integrando etapas pré e pós analíticas em um único sistema, obtendo economia de tempo, balanceando dos testes entre os equipamentos e garantindo eficiência operacional e aumentando a produtividade pelo fluxo constante de entrada de amostras.

“Com esse equipamento, o grande ganho é a qualidade do processo, eficiência e agilidade, a gente consegue ter total rastreabilidade de todas as amostras que são executadas. Conseguimos abastecer duzentas amostras de uma só vez, que posteriormente o sistema vai distribuir para os equipamentos acoplados dentro do sistema Versacell”, explica Brito.

Entre janeiro e outubro de 2021 já foram realizados no laboratório do hospital mais de 1 milhão de exames laboratoriais. Além da demanda de exames dos pacientes internados, o laboratório atende diariamente cerca de 200 pessoas, que são encaminhadas através do Sistema de Regulação do Estado. O hospital Delphina Aziz é o único hospital da região norte a ter o equipamento VersaCell instalado e em funcionamento.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HDA)