Hospital Delphina Aziz faz captação de órgãos após notificação à Central de Transplantes do Amazonas

(28/2/2020) – O Hospital Delphina Aziz, em Manaus (AM), administrado pelo INDSH, notificou recentemente a Central Estadual de Transplantes do Amazonas para apoio na captação de órgãos. Por meio da notificação de morte encefálica, foi possível, com autorização da família, captar fígado, córneas e rins, realizado no próprio hospital.

Procedimentos

Qualquer pessoa pode ser doadora de órgãos, basta ter condições clínicas de saúde. No Brasil, a legislação não obriga que se realize uma declaração documental ou insira em documentos de identidade a informação de que se deseja ser doador de órgãos.

O Brasil já é referência na área de transplantes e atualmente mais de 90% dos procedimentos que são realizados no país são através do Sistema Único de saúde (SUS). No Amazonas, o transplante de córneas é o procedimento mais comum. Em 2018 foram realizados 177 procedimentos, e em 2019, até julho, 101.

O Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz faz parte do Complexo Hospitalar Zona Norte, também formado pela UPA Campos Sales, administrados pelo INDSH desde 2019.

(Com informações de Aleandra Cruz – Ass. Imprensa – CHZN).