Hospital Delphina Aziz promove campanha de Higienização das Mãos, estratégia fundamental paa combate à covid

(11/5/2021) – O Hospital Delphina Aziz (Manaus/AM) promoveu de 5 a 7 de maio a campanha ‘Higiene das Mãos: Eu Me Comprometo’, em alusão ao dia munidal das prática (5). A iniciativa foi coordenada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH/NHE) e pela equipe do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP).

Objetivo foi reforçar a conscientização sobre ato que salva vidas e ajuda na prevenção de infecção hospitalar. A campanha promoveu ações lúdicas para reforçar o procedimento. Foi criada uma ‘Sala da Verdade’, onde os profissionais da unidade fizeram a lavagem, utilizando um transdutor com luz negra, sendo possível visualizar se a higiene foi feita de maneira eficaz. Já na ‘Roleta das Bactérias’ e no ‘Tabuleiro da Higienização’ foram utilizados jogos de perguntas e respostas sobre os protocolos de higienização.

De acordo com a enfermeira Anny Karoline Miranda, coordenadora do SCIH/NHE, a dinâmica desperta o interesse dos participantes e ao mesmo tempo fortalece técnicas e os conceitos teóricos e práticos. “Acreditamos que com brincadeiras criativas e dinâmicas, acabamos por despertar o interesse dos participantes e, ao mesmo tempo, fortalecemos as técnicas e conceitos teóricos e práticos sobre como se fazer uma higiene eficaz das mãos”. Ao fim, os profissionais firmaram o compromisso com a colagem de uma mãozinha, colada em uma árvore simbólica.