Hospital Delphina Aziz se torna primeiro da região Norte com abastecimento de gás natural

(Secom-AM) – O Hospital Delphina Aziz (Manaus / AM) se tornou a primeira unidade hospitalar da região Norte a ser abastecida com gás natural (GN), com o serviço prestado pela Companhia de Gás do Amazonas (Cigás). A substituição do gás de cozinha comum pelo gás natural vai proporcionar ao Delphina Aziz tornar mais eficientes e seguros os procedimentos que envolvem o uso de gás, além de gerar economia.

Nesta quinta-feira (04/11), representantes da direção da Cigás; da OZN Health, concessionária de serviços não clínicos do hospital; e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizaram visita técnica às instalações do Delphina Aziz, que já opera com gás natural nos serviços de Lavanderia Hospitalar e Nutrição.

“O Governo do Estado do Amazonas tem o [Hospital] Delphina Aziz como pioneiro nessa iniciativa, e nós agradecemos a parceria da Cigás com a OZN. Temos uma oportunidade de trazer essa melhoria, esse avanço nas demais unidades da rede estadual de saúde”, observou Nayara Maksoud, secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde da SES-AM.

Instalação – Foram instalados 528 metros de tubulações e a execução das obras da rede de gás natural foi realizada por meio do método não destrutivo, evitando danos com escavações e fechamento de vias. Com a nova instalação, o Hospital Delphina Aziz passa a ser abastecido com 550 metros cúbicos de gás natural por dia, eliminando o abastecimento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) – o gás de cozinha comum – transportado por caminhão.

A intenção é que o novo sistema seja estendido também para o aquecimento de água do Hospital Delphina Aziz. Thiago Python, diretor da OZN Health, ressalta os ganhos sustentáveis a partir da iniciativa.

A substituição de GLP por Gás Natural permite que a operação tenha reflexos diretos na eficiência do serviço devido ao fornecimento contínuo canalizado, que não exige estocagem e controle para reposição de estoque; operação mais segura, uma vez que não é necessário estocar e, em caso de vazamento, por ser mais leve que o ar, dispersa-se rapidamente; cobrança do gás efetivamente consumido; além do benefício ambiental em razão do gás natural ser a mais limpa das fontes de origem fóssil, com baixa emissão de CO² (dióxido de carbono).

O transporte e troca no processo com cilindros de GLP demanda acompanhamento de segurança simplificado, evitando disposição de equipes de bombeiros e de manutenção; e, ainda, na passadoria de roupas, o uso do gás também tem demonstrado melhor performance, pois em contato com os tecidos não deixa odor observado com o GLP, o que reduz a utilização de produtos químicos para deixar a rouparia sem cheiro; entre outros.

(Com informações da Secretaria de Comunicação do AM).