Hospital Delphina Aziz transforma experiência de crianças que passam pelo Centro de Imagens

O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz (Manaus / AM) oferece desde julho atendimento humanizado nas salas de exames, como ressonância magnética e tomografia computadorizada. A experiência alcança, também, crianças usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) encaminhadas à unidade via Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

A humanização começa desde a chegada dos pacientes. Ainda durante a espera pelos exames, as crianças ficam em uma sala especialmente planejada para acolhê-las da melhor forma possível. O diferencial passa pelos detalhes: roupas de cama e vestimentas dos profissionais de saúde com motivos infantis, ambiente lúdico, exibição de desenhos animados, além de um tratamento sutil e cortês, para que os pequenos fiquem à vontade. Além da sala de preparação para os exames, o hospital é a primeira unidade de saúde pública do Amazonas a aplicar a técnica de simulação de ambientes, para conforto dos pacientes. A unidade tem capacidade de realizar 120 exames por dia nas duas especialidades.

“O objetivo era a gente criar um ambiente mais lúdico, pensando nas crianças”, observou a enfermeira Cinthia Rodrigues, diretora assistencial do Delphina Aziz. Um dos objetivos do atendimento humanizado é reduzir a necessidade de sedação para a realização dos exames. No caso das crianças, a equipe médica atua para tranquilizar os pacientes por meio de um bate-papo, carinhosamente chamado pelos profissionais de “papoterapia”, de maneira que eles consigam passar pelos exames sem serem sedados.

“A gente investiu em uma parte mais acolhedora, com teto humanizado, que simula você estar deitado olhando para a copa de uma árvore, colocamos luzes azuis para trabalhar com a cromoterapia, para acalmar as pessoas. Para crianças, a gente pensou em colocar um Certificado de Coragem, para depois do procedimento a criança receber o certificado”, destacou Thiago Python, diretor da OZN Health, concessionária de serviços não assistenciais do Delphina Aziz.

Celeridade a exames e consultas – O governador Wilson Lima apresentou, na última sexta-feira (24/09), o plano para acelerar consultas e exames na rede estadual de saúde. Os projetos Consulta+ e Examina+ fazem parte do Programa Saúde Amazonas e iniciaram com a oferta, por mês, de 86.471 exames e serviços terapêuticos, além de 11.990 consultas no Hospital Delphina Rinald Abdel Aziz.

(Com informações da Secom/AM).