Hospital Delphina é convidado para projeto do Governo Federal sobre IA em UTI Inteligente

O Hospital Delphina Aziz (Manaus/AM), 372 leitos, administrado desde 2019, foi selecionado pelo Governo Federal para integrar uma rede exclusiva de 14 hospitais e UTIs inteligentes, equipados com Inteligência Artificial (IA) e medicina de alta precisão. O Delphina Aziz será o ‘nó estratégico’ da Região Norte em rede que integra as cinco regiões do país.

Essa conectividade permitirá diagnósticos à distância e troca de conhecimentos entre os melhores especialistas do Brasil em tempo real. Com isso, a unidade fará parte de uma elite tecnológica na saúde, elevando o padrão de atendimento do SUS para níveis internacionais.

A iniciativa de modernização do SUS terá R$ 4,8 bilhões em investimentos, por meio de parceria com o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), do BRICS. A rede visa garantir infraestrutura de saúde com tecnologias avançadas, nas cinco regiões do país. Os serviços inteligentes de saúde utilizarão infraestrutura com tecnologias digitais avançadas, como inteligência artificial (IA), big data, telemedicina e monitoramento remoto, a fim de tornar o atendimento mais ágil, personalizado, eficiente e acessível. O uso de tecnologia otimiza processos, melhora os resultados para os pacientes e pode reduzir em mais de cinco vezes o tempo de espera por atendimento especializado em situações de urgência e emergência. A rede de UTIs inteligentes funcionará também como centro nacional de pesquisa e inovação.  

(Com informações da Ass. de Comunicação do CHZN).