Hospital e UPA, em São Francisco do Sul (SC), alertam sobre Setembro Amarelo e iniciam campanha

O Hospital e Maternidade Municipal N. Srª da Graça e a UPA Sandra Regina (São Francisco do Sul / SC) iniciaram no dia 11 de setembro a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, coordenada pela Comissão de Humanização das unidades. Objetivo é conscientizar jovens e adultos sobre o tema, que atinge pessoas de todas as idades e classes sociais.

A comissão, recém-empossada, é responsável pela organização de eventos e campanhas de conscientização pela qualidade de vida e bem-estar social de profissionais e usuários.

Para marcar a data, as integrantes da comissão, Joyce Gama e Priscila Santos, entregaram panfletos para funcionários e pacientes do hospital, com informações sobre a campanha e os meios para buscar ajuda.

Onde procurar ajuda

Centro de Valorização da Vida, disponível 24 horas por dia por telefone. O serviço também atende por chat, disponível AQUI, nos seguintes horários: domingos, das 17h à 1h de segunda; de segunda a quinta, das 9h à 1h; sextas, das 15h às 23h e sábados, das 16h à 1h de domingo.

Mapa da Saúde Mental, que traz uma lista de locais de atendimento voluntário on-line e presencial em todo país. Veja mais em https://mapasaudemental.com.br/.  

Pode Falar, um canal lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) de ajuda em saúde mental para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos. Funciona de forma anônima e gratuita, indicando materiais de apoio e serviço. Veja mais em https://www.podefalar.org.br/.  

(Com informações da Ass. de Comunicação do HMMNSG e UPA Sandra Regina)