Hospital em Paragominas (PA) tem número de leitos ampliado para atendimento de usuários com covid

(5/4/2021) – O Hospital Regional Público do Leste (Paragominas /PA) aumentou o número de leitos para tratamento de pacientes com covid, por iniciativa do governo do Pará. Assim, o hospital está disponibilizando 44 leitos para esses pacientes, sendo 32 clínicos e 12 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os leitos são ocupados conforme referenciamento feito pela Central Estadual de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Com a publicação, no último dia 18, de medidas do governo do Estado, as cirurgias eletivas realizadas pelo HRPL foram temporariamente suspensas e as consultas ambulatoriais foram reduzidas em 50% o atendimento, sendo mantidos os serviços para os usuários que necessitam de tratamento contínuo, assim como os atendimentos de urgência e emergência, para que a população dos 23 municípios da região de abrangência HRPL, não seja prejudicada.

Para garantir o atendimento com maior segurança a todos os usuários, foram intensificados o controle e o acesso ao hospital, desde a portaria, com a medição da temperatura e disponibilização de assentos que foram estrategicamente distribuídos nas áreas comuns, preservando o distanciamento entre os usuários. Também foram reforçadas as orientações sobre uso da máscara e do álcool em gel, nas dependências do hospital.

“Além da ampliação do número de leitos, várias medidas de precaução para o enfrentamento da pandemia, elaboradas para o enfrentamento da doença em 2020, estão sendo constantemente reforçadas para a atuação da equipe multiprofissional nesta segunda fase da pandemia”, explica o diretor assistencial Clóvis Guse. “Entre elas, a capacitação de 100% dos colaboradores para prestar um atendimento conforme é preconizado pelos órgãos competentes”.