Hospital Jean Bitar incentiva doação de sangue entre usuários e planeja campanha interna para o dia 19

(15/6/2021) – O Hospital Jean Bitar (Belém/PA) e a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizaram nesta segunda-feira, 14, programação de incentivo à doação de sangue, para marcar o dia mundial da data. O HJB, que realiza cerca de 60 transfusões por mês, promove regularamente também campanhas internas e ‘caravanas’ de doação de sangue com o objetivo de incentivar os profissionais da unidade. A próxima caravana está marcada para o próximo dia 19.

A programação desta semana incluiu abordagem dos usuários que aguardavam atendimento nas recepções Central e do Ambulatório de Especialidades, além de estande com material informativo. “Depois que ouvi a biomédica explicando que doar sangue não deixa as pessoas fracas, que não faz mal nenhum a quem doa, decidi que quero doar sangue para ajudar alguém que esteja precisando”, disse a usuária Hilda Lima de Sousa, natural do município de Mãe do Rio, no Nordeste do Pará.

De acordo com a técnica da Agência Transfusional (AT) do HJB, biomédica Alyne Pardauil, é necessário trabalhar diariamente para garantir o abastecimento do hemocentro, e isso só é possível com a sensibilização dos usuários internados, e com os acompanhamentos ambulatoriais. A iniciativa foi promovida por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e da Agência Transfusional do HJB.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HJB).